O Livro da Minha Vida

[...] "as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas." 
Quando alguém me pergunta qual meu livro preferido, não retardo a dizer que este é, sem dúvidas, "O Perfume - História de um Assassino", do escritor alemão Patrick Süskind. Conheci a obra por uma indicação da minha mãe e li aos 13 anos. No ano seguinte, na aula de literatura, a professora mandou cada aluno ler um livro de sua preferência para relatar à classe. Novamente, vi-me no universo de Patrick ao reler "O Perfume". Este livro marcou-me de tal maneira que penso na grande probabilidade de este continuar sendo meu xodó ao longo dos muitos anos que virão. Aliás, este também é o livro preferido de ninguém menos que Kurt Cobain! Inspirado nesse livro, Kurt escreveu "Scentless Apprentice".
Pra quem não ainda não teve a grande honra de conhecer a obra, aí vão algumas antecipações... 


Sinopse: França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe em meio a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas, tornando-se um perigoso assassino.
"Foi então que Grenouille sentiu que o olhar lhe fugia e o mundo exterior se transformava em trevas. O nevoeiro prisioneiro condensou-se num líquido ardente, à semelhança do leito que ferve e vem por fora. Inundou-o e esmagou-o com uma insuportável pressão de encontro à parede interior do seu corpo, sem encontrar saída. Ele queria fugir, fugir por qualquer meio, mas fugir para onde? ... Queria desfazer-se, explodir, para não ser asfixiado por si próprio. Finalmente, caiu prostrado e sem sentidos." (pág. 230).
O enredo trata-se de uma história fictícia, mas a maneira com a qual o autor conta essa história é tão real, que você se sente parte daquilo. Você vibra com os feitos do protagonista e torce para que ele atinja seus estranhos objetivos, mesmo que estes não sejam muito éticos. O personagem é excêntrico, de fato, e é isso o que faz dele genial e misterioso. Realmente é uma obra que não deve ser deixada de lado nunca e permanecer eternamente na cabeceira de quem já a leu. 
Infelizmente, todo livro marcante recebe uma versão cinematográfica, entretanto, vejam só, o filme referente à este livro é extremamente fiel e tem uma estética impecável. Em geral, os filmes nunca conseguem superar os livros, mas me arrisco a dizer que este filme chegou bem perto. Tenho uma afeição bem maior pelo livro do que pelo filme, mas pra quem não gosta de ler, ou gosta de assistir à bons filmes, esta é uma ótima opção. Capta bem o imaginário de quem leu o livro e todos os detalhes obscuros sob as linhas, além da excepcional atuação de Ben Whishaw, que representa com maestria nosso amado assassino Grenouille. Confiram!


Ficha Técnica do filme:
Título Original:  Das Parfum - Die Geschichte eines Mörders / Perfume: The Story of a Murderer
País de Origem:  Alemanha / França
Gênero:  Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento:  2006
Estúdio/Distrib.:  Paris Filmes
Direção:  Tom Tykwer

Elenco: Ben WhishawDustin HoffmanAlan RickmanRachel Hurd-Wood.

Trailer



Fonte: www.adorocinema.com

1 comentários :

  1. Curioso. Este é também um dos meus livros preferidos. Fica atrás, apenas, de The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio).

    ResponderExcluir

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana