Grafite: Arte ou Vandalismo?


O grafite é um movimento artístico que ocorre fora dos museus e galerias, no qual as telas dão lugar aos muros e à própria cidade. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. O que as pessoas esquecem, é que existe uma grande diferença entre o grafite e o vandalismo.


Grafite X Pichação


"O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredesO nome “grafite" tem origem no italiano “graffito”, palavra usada para designar os desenhos de épocas remotas, feitos em paredes. “Graffite”, por sua vez, é o plural de “graffito” e serve para designar os desenhos elaborados ao ar livre em geral. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas."


"A Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos históricos. No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais, mas, principalmente, demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Baseada em letras ao invés de desenhos como o grafite, a pichação estraga os monumentos históricos e as cidades, além de se tornarem poluição visual".


Devemos nos lembrar que desde os tempos mais primórdios, o homem conhece a importância do desenho para a evolução e o estudo de nossa espécie. É através das pinturas feitas nas cavernas e nos muros mais antigos que os estudiosos podem definir características da vida de nossos antepassados. Hoje em dia, porém, muitas pessoas definem os desenhos ao ar livre como sujeira. 

As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução que está tomando para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte, transformando pichadores em grafiteiros.


As duas artes, contudo, têm um contexto social parecido. Elas visam intervir na paisagem urbana, fazendo com que a população reflita sobre o que está sendo representado ali. Apesar de andarem sempre às margens da sociedade, o caminho dessas duas artes se diferenciou nos últimos anos. Enquanto a pichação continua sendo discriminada, o grafite brasileiro ganha cada vez mais espaço, inclusive fora do país, onde nossos artistas são chamados para montarem diversas exposições. Hoje, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor.

Na minha opinião, as pessoas não aceitam muito a arte fora dos museus. Se alguém quer ver arte, este vai até uma galeria; entretanto, a arte do dia a dia, aquela que chega aos seus olhos apenas ao sair de casa, é considerada sujeira, poluição, pois é como se ela fosse imposta, como se você a visse contra sua vontade. Eu discordo, pois eu acho que o mundo tem de servir de tela para todas as expressões artísticas. A arte de rua embeleza as cidades e tira aquela sensação de monotonia e tédio. 

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado. Qual sua opinião sobre o assunto? Você considera grafite uma expressão artística? Comente!

Fonte: http://www.artistasnarua.com.br/

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana