Um Pouco de Hinduísmo


Desde pequena, o Hinduísmo sempre me chamou muito a atenção, portanto resolvi compartilhar com vocês um pouco dessa mitologia extremamente fascinante. As informações a seguir são todas retiradas de um caderno no qual costumo escrever sobre religiões. As anotações são todas minhas, portanto não há um fonte ao certo.
Mas... O que é o Hinduísmo?
Originado pelas civilizações Arya, Dravida e Nagas, o Hinduísmo é o conjunto de diversificadas experiências religiosas, filosóficas e práticas regidas por alguns princípios fundamentais:

Dharma: lei que regula a existência universal.

Karma: lei de causa e efeito que mobiliza os destinos individuais.
Yoga: os vários métodos de auto conhecimento.
Samsara: o eterno ciclo de nascimentos e mortes individuais e cósmicas.
Moksha: a iluminação e a libertação do eterno retorno.


O que são Shruti e Smriti?
São as duas partes nas quais a literatura hindu se divide. Shruti representa 
 tudo aquilo que foi intuído e catalogado pelos sábios nos livros principais do Hinduísmo (Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda, Atharva Veda). Smriti representa as escrituras secundárias feitas pelos Rishis (sábios) afim de atingirem mais facilmente os homens, pois eram interpretações para os Vedas.


Mas o que são os Vedas?
Os Vedas são a fonte principal de inspiração, não só para o Hinduísmo mas também para toda a tradição da Índia.

Quais os principais deuses hindus?
Os hinduístas reverenciam milhares de deuses, pois cada um deles têm sua função. Seria quase impossível descrever todos aqui, afinal são milhares. Mas Separei os "principais" para que vocês conheçam um pouco dessa mitologia fantástica.

Brahma
É o criador do universo, é a inteligência criadora, representa a mente cósmica.
Brahma tem quatro cabeças e está sentado num cisne. Os Puranas dizem que ele criou Sarasvati (sua consorte, Deusa do conhecimento) e que ela corria de um lado para o outro e para cada lado que ela corria nascia uma cabeça, assim ele é representado com quatro cabeças significando os quatro vedas e todas as direções do conhecimento.
A tradição Védica usa alguns exemplos para explicar a criação. É dito que o “Criador é como a aranha tecendo a teia” . O Criador é a inteligencia e o material da criação. Ele retira de si mesmo o material da criação. Assim a criação é a manifestação do criador.


- Vishnu

É o poder de manutenção do universo.Sua natureza é lila ,ou a representação. Assume diferentes formas à sua vontade. Ele está em pé sobre um lotus de mil pétalas com uma concha, um disco, uma massa e um lotus nas mãos. Estes quatro instrumentos são essenciais para a diversão da vida.
A concha é o instrumento que devolve a união de todos os sons da criação, representa o som puro , Om, que traz a liberação para os seres humanos.
O disco ou chakra é o anel de luz que rodopia no dedo indicador de Vishnu. Ele é o símbolo do Dharma, o dever de fazer o que é certo e correto, também representa a roda do tempo.


- Shiva
É o poder de destruição ou transformação. A palavra destruição aqui pode ser mal interpretada. Devemos entender que somente será destruído aquilo que for possível de ser destruído. O Eu, ser absoluto é sempre existente, é Brahma, este não é destruído por nada. A destruição de shiva é a destruição daquilo que é aparente e que encobre a realidade absoluta, é a destruição da nossa ignorância. Shiva é o Deus da disciplina, criador do yoga, assim ele vem mostrar de que forma podemos destruir a ignorância e atingir Moksha, a liberação do ciclo de nascimento e morte.
Shiva é representado meditando nas neves do monte Kailasa.


- Ganesha
Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati e é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. É representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante, com uma única presa, montado em um rato. 
Ganesha é conhecido também como o destruidor da vaidade, egoísmo e orgulho. Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Também simboliza as capacidades discriminativas que proveem a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal.



Outros deuses hindus:

- Ganga

Deus do rio Ganges, o rio sagrado para os hindus.

- Indra
Deus do Céu e do trovão

- Kama
Deus hindu do amor

- Surya
Deus do Sol. 

- Yama
Deus da Morte

- Sarasvati
Deusa do aprendizado e sabedoria.

- Lakshmi
Deus da fartura, da beleza e generosidade.

- Sarasvati
Deusa hindu das artes, sabedoria e música.



É isso, pessoal! Espero que tenham gostado e que tenham se interessado um pouco mais sobre a mitologia hindu. Afinal, toda mitologia é interessante e merece sua atenção!

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana