O Verdadeiro Significado do Natal




                                                                 
Me lembro perfeitamente da época em que eu esperava o Papai Noel com café, biscoitos e capim para as renas. Era uma emoção tão grande acordar pela manhã e correr até a árvore para pegar meu presente. Noel nunca me deu presentes caros e sim ursinhos de pelúcia, por exemplo. Certa vez, escrevi em minha cartinha que queria uma bicicleta, mas mamãe me explicou que se ele me desse uma bicicleta que é algo caro, outras crianças ficariam sem presente... Então reescrevi a cartinha, mas desta vez pedi que ele me trouxesse alguma coisa surpresa. Foi legal. Lembro que fiquei muito feliz em "estar garantindo o presente de outras crianças". rs 
Em um outro natal, nossa vizinha (que tinha a idade da minha irmã, uns 10 anos) havia ganhado do Papai Noel um daqueles iates da Polly caríssimos que todo mundo queria, com tirolesa, cacarecos e tal, enquanto eu e minha irmã ganhamos as mesmas coisinhas de sempre (das quais sempre gostamos muito, aliás). Até aí tudo bem, ela sempre ganhava presentes caros mesmo, o problema foi quando ela nos mostrou a cartinha do "próprio Papai Noel" dizendo que ela era muito especial, a criança preferida dele. Eu e minha irmã ficamos arrasadas e foi aí que minha mãe precisou nos contar a verdade. Eu tinha 12 anos (sim, só descobri com 12) e acho que este foi um dos piores dias da minha vida. 

É como se, desde então, o natal tivesse perdido um pouco do sentido.


Depois deste "pequeno" desabafo, inicio de fato o post com a pergunta: 
Qual o verdadeiro significado do natal?
Ultimamente tenho notado que a magia do natal tem estado apagada em meio à presentes, compras e consumos excessivos. A tradição natalina agora baseia-se na compra de presentes e na nota preta que se gasta com eles. Isso é muito triste, pois, a até então, a tradição natalina era a compaixão, o amor ao próximo, os presentes significativos. Essa era de consumidores compulsivos está deteriorando a beleza das tradições e das comemorações e não podemos deixar que isso se agrava. Não importam os presentes, o dinheiro, podemos ter um lindo natal sem esse consumo absurdo. Faça seus enfeites, sua árvore, eu fiz a minha. Perdoe; ajude; tenha esperança... Sei que esse post pode estar meio clichê, mas esse é o verdadeiro significado do natal: o sentimento.
Só não podemos nos esquecer da magia...



2 comentários :

  1. Lembranças, muitas lembranças lindas! Ao ler esse texto seu, revivi por pouco tempo aqueles natais tão significativos entre nós. Quase chorei. Sua mãe fez certinho ao explicar porque não era bom pedir presentes caros. E também ao explicar a verdade depois daquela carta da vizinha, Papai Noel dando sua preferência a ela... Você tem muita riqueza em seu interior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, Milza. Eu também tenho ótimas lembranças dos nossos natais. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Excluir

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana