O que é escrever?


O que é escrever?

Creio que esta seja uma questão um tanto quanto comum e que, provavelmente, já tenha alcançado o pensamento de várias pessoas. O mundo é uma espécie de nó que interliga diversos assuntos e coisas. Nosso dia-a-dia é repleto de acontecimentos e detalhes que se armazenam em nosso imaginário. Os incontáveis fatores que salpicam nossos dias acabam formando nosso caráter, ideias e pensamentos. São como partes de um quebra-cabeça, ou páginas que compõe um livro. Tudo o que vemos, ouvimos, pensamos e criamos, nosso cérebro guarda conscientemente ou não. Os milhares de rostos que vemos nas ruas todos os dias; palavras e pensamentos que um dia passaram por nossas mentes; cenas, propagandas, reportagens que vemos na televisão... tudo retornará em algum momento, pois está tudo armazenado no seu EU.  

Porém, o Ser-humano tem a necessidade de unir todas as suas partes e compor um todo. Creio que isso seja escrever: juntar os recortes fazendo uma colagem; pegar o que foi vivido e dar vida; revirar o baú e colocar os cacarecos encontrados no papel... Pois quando escrevemos, somos impulsionados a reviver o passado, trazer as lembranças e experiências de volta  ao presente e escrever a partir disso. Os personagens e histórias que criamos são, nada mais, nada menos, que o reflexo de nós mesmos, das nossas impressões das coisas vividas. Mesmo que o objetivo seja a escrita de algo completamente original, involuntariamente colocaremos um pouco de nós no texto.


O fato da escrita exigir uma certa experiência de vida, muitas vezes pode desvalorizar um texto escrito por pessoa de pouca idade. Assim como no teatro em que devemos buscar em nós mesmos o sentimento do personagem, a escrita exige o mesmo e, ainda há a possibilidade de não encontrar isso em você. Digo isso pois realmente tenho pouca idade e, desde sempre, estive em contato tanto com o teatro como com a escrita. Considero o teatro, por mais incrível que posso parecer, uma arte bem menos complexa, afinal trata-se de algo mais físico e cotidiano (como a tristeza, o contentamento, a raiva, a desilusão etc), enquanto escrever é algo muito mais abstrato. 

Então... onde encontrar essa certa maturidade, quando alguém é jovem?
A artes são apenas meios distintos de expressar uma ideia. Uma mesma história representada no palco e escrita num livro atingirá as pessoas de modos diferentes, apesar de ser a mesma história. Se a arte é só um meio de linguagem, porque os artistas são vistos como pessoas mais sensíveis? Justamente pelo fato de terem uma certa sensibilidade para as coisas que outras pessoas não costumam ter. A arte proporciona isso nas pessoas. A maturidade para escrever pode ser encontrada nas experiência ou na capacidade de captar os sentimentos no ar, mesmo não os tendo vivido. 

Na minha opinião, a escrita, assim como todas as artes, deve amadurecer com o tempo, portanto, escrever quando se é jovem, usando essa sensibilidade artística, é extremamente válido. Afinal, o artista jamais está 100% pronto. A arte exige o eterno aperfeiçoamento.



0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana