Quem compra CD's hoje em dia?


Nos tempos de hoje é difícil encontrar motivos consistentes para se comprar CD's já que os aparelhos eletrônicos tomaram sua função e de forma bem mais barata. Afinal, que benefícios temos em gastar dinheiro com algo que conseguimos gratuitamente (de maneira legal ou não) na internet? Com a introdução do Youtube os CD's perderam muito sua importância e se tornaram apenas objeto de coleção para os fãs mais fiéis. 

Eu adoro comprar CD's. Gosto de ter a obra em mãos e folear o encarte enquanto a ouço. Além de ter a obra física (em CD), costumo também ouvi-la de maneira abstrata (?) fora de casa nos meus aparelhos eletrônicos. 

Não há dúvidas de que a internet e os aparelhos eletrônicos tenham atrapalhado a indústria da música, entretanto notamos algumas tentativas de fazer os fãs continuarem comprando discos: como, por exemplo, as edições especiais, ou edições de colecionador. Pra quem é fã, ter uma edição especial, ou um box de luxo com Bonus Tracks (faixa bônus) e B-sides é muito mais divertido. Entretanto, numa viagem, por exemplo, se torna notavelmente mais fácil levar um pendrive com discos digitais ao invés de  uma pastas com os CD's físicos.

Mesmo parecendo óbvia a vitória dos cds digitais, os físicos ainda são uma grande parte na comissão dos artistas e gravadoras. Segundo Troy Carter, dono da ATOM Factory e empresário de ninguém menos do que Lady Gaga, afirmou que a venda de cópias físicas ainda responde por 70% do faturamento de um artista. E, ainda, que a disponibilidade de aplicativos e downloads acabam saindo ainda mais caros que a produção do próprio disco.

Semana passada completei minha ilustre coleção dos nove CD's originais do Foo Fighters, que, acredito eu, será a banda que me fará recordar da minha nem tão feliz adolescência entre 14 e 16 anos. Sempre lembrarei dessa fase, pois foi com meus 13/14 anos que comecei a me interessar por música de verdade (iniciando com nosso ilustre Raul Seixas) e a colecionar CD's. Eu recomendo que se continue a comprar CD's, pois quem é fã quer retribuir o trabalho de seu ídolo comprando sua obra e não conseguindo-a de maneira mais fácil e barata. Eu acho que vale à pena. É isso pessoal! Vocês preferem CD's digitais ou físicos? Comente!


0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana