Hoje, dia 3 de janeiro, comemoramos o aniversário de John Ronald Reuel Tolkien que, se estivesse vivo, completaria 122 anos de idade. Tolkien para mim é nada menos que um gênio que revolucionou o universo da literatura fantástica.
Mas... Quem é J.R.R.Tolkien?
Segundo o site de pesquisas Wikipédia, "John Ronald Reuel Tolkien, CBE (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de Setembro de 1973), conhecido internacionalmente por J. R.R. Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, atual África do Sul, e e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo naturalizado-se britânico. Desde pequeno fascinado pela linguística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford entre 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica”.Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.
Católico convicto, Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia”, ambos membros do grupo de literatura The Inklings. Juntos planejaram, na década de 1940, escrever um livro sobre a língua, que seria publicado na década seguinte. O livro, que se chamaria “Linguagem e Natureza Humana”, no entanto, nunca chegou a ser publicado."
Depois desta rápida biografia, continuemos o post. Hoje terminei de ler a biografia de Tolkien escrita por Michael White. A história é incrível e deliciosa de se ler. Parece um filme, pois os acontecimentos são, de certa maneira, um tanto quanto dramáticos. Entretanto, parece-me compreensível o drama naquela época pelas guerras nas quais a Inglaterra esteve envolvida.
Desde que iniciei minha vida de leitora a literatura fantástica tem me atraído de modo como nenhum outra forma de escrita. Talvez pelo fato de que minha mãe tenha me convencido desde pequena da existência de fadas, gnomos e criaturas místicas. Cresci construindo casinhas para as fadas do meu jardim e lendo tarô, portanto, não seria uma utopia viver numa realidade onde convivem juntos elfos, anões, hobbits, magos, orcs, troca peles e tantos outros seres mitológicos. Além de sua escrita especial, Tolkien teve notável competência ao criar um incrível universo muito além de seus livros: a Terra Média.
Confesso que ainda não li nenhum livro da coleção de "O Senhor dos Anéis", porque não encontrei o primeiro ("A Sociedade do Anel") para vender. Ele saiu completamente das livrarias. Provavelmente será feita uma nova edição. Entretanto, li "O Hobbit" e pretendo ler toda a coleção de livros do nosso aclamado Professor Tolkien, como a série "O Senhor dos Anéis", "Árvore e Folha", "O Silmarillion", entre outros.
J. R. R. Tolkien foi um escritor incrível, pai dedicado e adulto com imaginação fértil que merece ter seus livros lidos, recomendados e eternizados. Além de extremamente competente em vida, permanece presente em nosso imaginário e em nossos corações. O queridíssimo Mestre Tolkien deve ser lembrado e comemorado hoje, afinal contribuiu para que milhões de pessoas pudessem conhecer os ilustríssimos habitantes e os segredos da misteriosa Terra Média.
Se você quiser conhecer mais sobre J. R. R. Tolkien e suas obras visite o site:
0 comentários :
Postar um comentário
Comente! Também quero te escutar!